Reiki


Eduardo F. Fonseca
 Sobre mim
Meu nome é Eduardo F. Fonseca, nascido em 1976 no bairro Ipiranga na cidade de São Paulo/SP. Profissionalmente sempre trabalhei com tecnologia da informação, tanto na parte técnica como desenvolvimentos, treinamentos e webmaster.

Desde jovem busquei práticas que trabalham a saúde física, mental e espiritual. A busca sempre foi impulsionada em virtude da sensibilidade energética que na época causaram certos desconfortos e tropeços. Em 1990 fui praticante de Wushu na Associação Tan Lan em São Caetano do Sul/SP e através das práticas físicas, de meditação e desenvolvimento e equilíbrio do Chi "氣" trouxeram resultados benéficos dentro de uma linha disciplinar.

Ao longo dos anos o trabalho profissional intensificou e nos excessos a necessidade do trabalho interior aumentou na mesma proporção. Por incentivo de um bondoso amigo realizei o curso de Reiki nível 1 e 2 em 2001, e no próximo ano o nível 3A ambos na Humaniversidade Holística, Centro Budista de Meditações. Na época as práticas de meditação, elevação e terapêutica tinham no curso de Reiki muito de seu conteúdo baseado na cultura e medicina tradicional indiana junto com conceitos ocidentais. Então para se aprofundar tive a oportunidade de me tornar um praticante de Vidya Yoga em São Bernardo do Campo/SP.

E como a teoria e pratica devem estar de "mãos dadas", no ano de 2001 comecei os atendimentos filantrópicos semanais no Centro de Estudo Espiritualista em São Bernardo do Campo/SP utilizando o método e energia do Reiki. E nessa grande oportunidade que sou muito grato pude adquirir um pouco de conhecimento terapêutico e espiritual (através de um sábio amigo Túlio Agnelli). No ano de 2003 realizei o nível 3B com o shihan Alan Senigalia. Mesmo tendo a formação no Reiki não ministrei cursos naquele momento, sempre tive o ponto de vista que é necessário adquirir conhecimento e experiência para poder transmitir, e o mesmo foi me passado, junto com a ética e como é o trilhar de um professor de Reiki. Os atendimentos filantrópicos com o Reiki continuaram ao longo dos próximos anos.

No ano de 2005 mudei para a linda e tranquila cidade de Poços de Caldas/MG, aonde tive tempo e oportunidade de aprofundar no Reiki, da prática terapêutica indo de encontro para a transformação pessoal. Neste mesmo ano esforços não foram medidos para compartilhar o Reiki. Criei o website e neste a divulgação e esclarecimento do Reiki propagaram preservando o trabalho e memória do Sensei Mikao Usui. No site sobre o Reiki-ho além das informações compartilhadas começamos a realizar os atendimentos de Reiki a distância.

No ano de 2006 inauguramos o Espaço Equilíbrio, aonde tive melhores condições da realização dos atendimentos filantrópicos semanais de Reiki. Antes da inauguração os atendimentos eram realizados dentro do nosso lar, no próprio quarto de repouso. Neste mesmo ano comecei a dirigir encontros semanais em nosso espaço com propósitos para elevação e reforma íntima. Técnicas de meditação, revitalização, limpeza/equilíbrio e respiração são realizadas, junto com estudos espiritualistas e envios de Reiki a distância. E assim permanece até os dias atuais.

Desde que conheci o Reiki busquei na medida do possível aprender o método mais tradicional, aonde encontro maior afinidade do que o Reiki ocidental. E quando me senti preparado comecei a realizar os cursos, aonde o primeiro ocorreu em março de 2008. Compreendo cada vez mais que o crescimento de um é compartilhado por todos. Aprendi outros sistemas vibracionais na medida do possível após 2008, percebo que cada sistema precisa de muita dedicação e disciplina para compreensão do mesmo, nós que criamos os limites, ao intensificar a reforma íntima um novo degrau do conhecimento é adquirido, abrindo os "olhos espirituais". E assim continuo nesse trilhar nos dias atuais como um eterno e agradecido aluno nesta grande escola da vida.

por Eduardo F. Fonseca • Outubro, 2015