Reiki


 Símbolos do Reiki
Usui Sensei introduziu os shirushi "印" (símbolos) e os jumon "呪文" (mantras) nos cursos do Reiki para tornar o acesso de energias elevadas e especificas acessíveis aos praticantes do Okuden (segundo nível). As vibrações dos shirushi servem para potencializar, equilibrar e trabalhar com a energia Reiki de uma maneira característica. Também capacitam o praticante a usar determinadas técnicas pertinentes ao segundo nível do Reiki.

Os shirushi são sagrados porque atuam com energias salutares dentro do trabalho maior, trilhando no amor e compaixão.

O simples fato de conhecer os shirushi tradicionais não dão acesso aos mesmos. É necessário receber a sintonização no Okuden de uma forma correta por um shihan apto. O praticante também precisa saber como e quando utilizar em suas diversas aplicações. A própria vivencia e utilização aumenta a compreensão e a afinidade com tais vibrações. Nem todos são shirushi, existem aqueles que são um kotodama "言霊".

Tradicionalmente os shirushi são aprendidos de memória, sem cópias, sigilosamente e respeitosamente. Usui Sensei, Chujiro Hayashi e muitos shihan assim o fizeram. Inclusive Hawayo Takata ensinou que os shirushi eram sagrados e como tais deveriam ser mantidos em segredo. Ela nunca autorizou cópias. Hawayo Takata ensinou que até mesmo a folha de papel utilizada para praticar o traçar dos shirushi deveria ser descartada com respeito (queimando o papel), nunca amassada e jogada fora no lixo.

Após Hawayo Takata, a propagação dos shirushi do Reiki começou de uma forma desrespeitosa. As primeiras publicações de livros que sabemos que expõem os shirushi do Reiki são: The Challenge To Teach Reiki (A.J. MacKenzie Clay), 1992 e Reiki Essencial (Diane Stein), 1995. E não estou aqui apontando que as autoras dos livros citados foram desrespeitosas.

É importante a transparência do método Reiki, sem essa transparência podemos possibilitar interpretações indevidas. Tais interpretações fecham as portas para o amor e auxilio. Importante que a pessoa que vai mostrar os shirushi que são pertinentes ao curso de Reiki, analise sua verdadeira intenção e real necessidade. Porque vejo um profundo desrespeito com os shirushi por parte dos não praticantes e pior, também pelos praticantes de Reiki. Usando algo especial com propósitos maiores para vender produtos e serviços, propagando o próprio nome, ou seja, alimentando o EGO e ORGULHO. E como praticante de Reiki, não cabe a mim julgar e sim esclarecer.

O praticante do Reiki é sempre estimulado a transcender a forma do shirushi, pelo menos deveria. E se ainda não o fez é porque não está pronto para isso. O Reiki-ho em si é muito amplo, e de acordo com os próprios avanços e méritos o praticante percebi isso gradualmente. Siga as orientações do Usui Sensei e coloque o Gokai em seu coração, é lá que mora o respeito pelos shirushi.

por Eduardo F. Fonseca • Outubro, 2015