Reiki


 Meditação
Meditação é um estado de consciência pura, um estado de paz absoluta. Naturalmente a mente tem um fluxo constante, durante a meditação isso é colocado de lado, mais sem esforços, deixando os pensamentos vir e ir, apenas não se identificando com os mesmos, permitindo que a mente se esvazie por si só. Tomando consciência de que você não é a mente inquieta, ao se aprofundar nessa consciência, pouco a pouco, observará momentos de silencio. Nesse momento de quietude mental o verdadeiro Eu desperta. "Imagine que as nuvens sejam os pensamentos que sua mente projeta, ela é obcecada por nuvens que projeta uma após a outra. E o seu verdadeiro Eu não são as nuvens e sim o céu. A meditação faz você ir de encontro com o céu interior."

A mente costuma estar envolvida com ilusões, tentado encontrar a felicidade aonde ela não pode ser encontrada, normalmente presa no passado e/ou planejando o futuro. Coberta de paixões e limitações. A meditação é também uma oportunidade de ver com clareza, é a libertação da prisão mental. Objetivo não é pensar e nem não-pensar, objetivo é revelar sua verdadeira essência.

Os praticantes de Reiki aprendem a meditação Gassho no primeiro nível de Reiki, essa meditação faz parte das técnicas tradicionais do Reiki. Outras técnicas podem ser ensinadas de acordo com a escola, sistema ou shihan. A melhor técnica é aquela que você obtém os melhores resultados.

por Eduardo F. Fonseca • Outubro, 2015

Seguem as instruções do zazen formal da escola Soto Zen

Zazen "坐禅" literalmente significa Sentar Zen. Zazen trata-se de uma meditação básica do Zen Budismo com objetivo de "apenas sentar" com a mente aberta sem dar atenção aos pensamentos. A pratica pode ser realizada com o uso de koans (afirmações) que é o método da escola Rinzai ou simplesmente "sentar" para uma meditação silenciosa que é o método da escola Soto. O princípio é a libertação da mente de suas camadas indo de encontro a natureza búdica, atingindo o Satori "悟り" (a iluminação).