AMAR O PRÓXIMO
COMO A SÍ MESMO
Quebre a barreira do mínimo, há muito trabalho, erga as asas da sabedoria e do amor para ajudar nossos irmãos e irmãs que tanto precisam.
         Reiki é um tratamento que utiliza uma técnica de imposição das mãos. Atua com resultados concretos na ansiedade, stress, depressão, insonia, medo, insegurança, assim como nos órgãos, tecidos e sistemas. O Reiki é preventivo e harmonizador, agindo sempre na causa dos problemas.
INTRODUÇÃO AO REIKI
A HISTÓRIA DO REIKI
NÍVEIS DO REIKI
PRINCÍPIOS DO REIKI
YANTRAS DO REIKI
APLICAÇÃO DE REIKI
TÉCNICAS DE REIKI
ENERGIA VIBRACIONAL
CORPOS SUTIS/CHAKRAS
MEDITAÇÃO
MANTRA
MUDRÁS
KUNDALINI
PRANAYAMA
 
  INTRODUÇÃO AO REIKI

 

 
Por toda a história, a humanidade freqüentemente se voltou para a espiritualidade em épocas de angústia. Agora, a ponto de destruir completamente este belo jardim, muitas pessoas estão se voltando para ações mais elevadas em busca de orientação, e algumas estão se voltando para dentro de si mesmas. Há muitas maneiras de apontar a flecha da consciência na direção do seu próprio centro, e o Reiki é apenas uma delas. É um sistema de auto-ajuda perfeito, que se ajusta àquele que o usa e não requer intermediários, independentemente de você ser um iniciante no mundo espiritual, um intelectual calejado, um estudante de yoga que enfatiza o corpo, uma dona de casa ou um devoto. Ele nos coloca de novo em contato com a energia vital há muito esquecida, mas que a tudo permeia, e nos ensina como amar a nós mesmos novamente. Ajuda-nos a cruzar o vão aberto pelo homem entre nossos semelhantes humanos e a natureza. Para que assim possamos viver de novo em harmonia. Para alguns, o Reiki é uma das muitas formas de atividades físicas; para outros, é uma arte de cura alternativa da Nova Era, e para outros ainda, uma técnica de meditação. Tudo depende do ponto de vista do praticante.
 
 

Em todo o mundo, agentes de cura trabalham com energia vital, o que pode ser comparado a uma família com muitos membros. Toda forma de energia vital tem sua própria "individualidade", suas próprias características, mas são todas feitas do mesmo material fundamental. Chamado de prana na Índia, de élan vital na Europa, de chi na China, de orgone por W. Reich e de ki no Japão (só para mencionar alguns dos seus nomes), o Reiki é a energia que a tudo permeia, seja sensível ou insensível. Está sempre mudando, mas é sempre o mesmo. Aos olhos do Reiki, tudo é vivo e, portanto, digno de respeito: das pedras do seu jardim às mãos do ser amado nas suas...

De acordo com as filosofias indiana, tibetana e chinesa, e também, agora, de acordo com a ciência moderna, estamos cercados por um universo incrivelmente vivo, feito de energia. Os cientistas demonstraram recentemente que aquilo que se costumava pensar como sendo matéria “sólida” são, de fato, partículas de energia que se movem rapidamente. A solidez é uma ilusão causada pela limitação da nossa percepção. Tudo é energia e, portanto, vivo e receptivo à energia.

Mesmo que estejamos flutuando nesse lago de energia restauradora, doadora de vida, 24 horas por dia, esquecemos da sua presença e não podemos mais compreender seus efeitos positivos na nossa saúde física e psicológica. Talvez seja mais fácil descrever o Reiki afirmando o que ele não é: não é nem seu nem meu; nem velho nem jovem; nem bom nem ruim.

O Reiki é a evolução cósmica e é o útero que nos cerca. A iniciação do Reiki não transforma necessariamente você num agente de cura, num rico homem de negócios, ou num ser iluminado. Simplesmente, faz emergir o melhor que ha em você, intensifica suas capacidades e mostra a você quais partes da sua vida ainda não foram integradas.

O Reiki também revela o caminho da descontração, tão importante na nossa vida atribulada. Sem isso, esquecemos o quanto cada momento da nossa efêmera existência é realmente precioso. Tecnicamente falando, o Reiki é um dos muitos métodos que fazem parte da família chinesa do Qigong, e que são usados para ativar, harmonizar e religar o eu com a energia universal. Ele tem suas raízes no antigo budismo/xintoísmo, mas difere das correntes mais comuns num ponto central: a energia é transferida ou disponibilizada ao estudante pela iniciação e não por longos anos de prática. Poderíamos chamá-lo do Qigong do preguiçoso.

Qualquer pessoa pode se tornar um canal de Reiki em questão de um ou dois dias. Nenhuma habilidade, nem preparações especiais, nem estágios são necessários. É a sua herança natural. Uma vez iniciada no Reiki, a pessoa toma-se um canal de Reiki por toda a vida, mesmo que não seja colocado em uso. É claro que a prática diária aprofunda a compreensão da energia vital universal, e também ajuda a se tornar um canal límpido para ela. Não há filosofia ou religião ligada a ela.

É pura energia! O tratamento com o Reiki é seguro em qualquer situação, independentemente da doença ou do mal-estar, mas não substitui o cuidado médico. O Reiki pode ser facilmente combinado com a medicina ortodoxa, bem como com outros métodos alternativos de cura e de relaxamento. Já é hora dos métodos de cura ortodoxos e alternativos trabalharem lado a lado, em vez de competirem entre si.
O sistema Reiki é dividido em três ou, em alguns casos, quatro graus que são como módulos para construção. Uma pessoa não tem de completar todo o currículo. De fato, muitas pessoas, no mundo inteiro, aprenderam apenas o primeiro ou os dois primeiros graus. Entretanto, a seqüência dos graus tem de ser seguida. Cada grau é completo em si mesmo.

Compreender o Reiki na sua totalidade é um processo sem fim. Ler um livro ou dois e reunir informações não é o suficiente. O Reiki não pode ser descrito convenientemente, nem seus efeitos em você podem ser determinados por um manual. Enquanto viver, porém, você terá crescimento pessoal continuo. A melhor coisa a fazer é seguir com o fluxo e crer que a própria vida derramará suas bênçãos sobre você. O resto é o mistério pessoal de cada pessoa.

Quando Falo sobre “energia” e metafísica, abstenho-me propositadamente de tentar explicar cientificamente o inexplicável. A tentativa de desmistificar cientificamente é apenas outro truque da (minúscula) parte racional da nossa mente para continuar a manter sua supremacia como única governante da nossa vida. A existência é e continua sendo um mistério eterno, e deve ser celebrada nesses termos.

Livro: O Fogo do Reiki – Frank A. Petter

 

 

ENSINAMENTOS DO USUI REIKI RYOHO

EXPLICAÇÃO DA INSTRUÇÃO PARA O PÚBLICO PELO FUNDADOR DO USUI REIKI RYOHO, MIKAO USUI

É costume ensinar-se um método apenas aos nossos descendentes mantendo deste modo uma riqueza na família. Especialmente na sociedade moderna em que vivemos desejamos partilhar a felicidade da coexistência e a co-prosperidade. Assim, não permitirei que a minha família seja a única detentora do método.

O meu Usui Reiki Ryoho é original, não existe nada como este método no mundo. Por isso gostaria de mostrá-lo ao público para que todos possam beneficiar dele e, espero, para que todos alcancem a felicidade. O meu Reiki Ryoho é um método original baseado no poder intuitivo existente no universo. Através deste poder o corpo torna-se mais saudável, a vida torna-se mais feliz e atinge-se a paz de espírito. Atualmente as pessoas necessitam de progredir e de reconstruir a sua vida exterior e interiormente. Deste modo, divulgo o meu método para ajudar todas as pessoas com doenças do corpo e da mente.

Shin Shin Kaizen, Usui Reiki Ryoho (Cura do corpo e da alma, Usui Reiki Ryoho)

P: O que é o Usui Reiki Ryoho ?

R: Recebi, por atenção do Imperador Meiji, as suas últimas injunções (imposições ou ordens). Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito se queremos progredir física e espiritualmente usando os meus ensinamentos e treino de modo a caminharmos no caminho correto como seres humanos. Em segundo lugar, temos que manter o nosso corpo saudável. Se o nosso espírito for saudável e estiver de acordo com a verdade, então o corpo torna-se saudável de forma natural. As missões do Usui Reiki Ryoho são: ter uma vida saudável em paz; curar os outros e aumentar a nossa felicidade e a dos outros.

P: Existe alguma semelhança com o hipnotismo, o método Kiai, métodos religiosos ou outros?

R: Não, não existe qualquer semelhança com nenhum desses métodos. Este método que eu recebi após um longo e difícil treino baseia-se no poder intuitivo para curar o corpo e o espírito.

P: É então um método de tratamento psíquico?

R: Sim, pode dizer-se isso, mas é também um método de tratamento físico, pois a Ki e a luz emanam do corpo do praticante especialmente dos seus olhos, boca e mãos. Assim, se o praticante olhar para, respirar para ou tocar com as mãos na área afetada (dores de dente, dores de cabeça, dores de estômago, inchaço do peito, dores atribuídas aos nervos, hematomas, cortes, queimaduras, etc...) a dor desaparecerá. No caso de uma doença crônica não é fácil pois necessita-se de mais tempo, mas o cliente sentirá melhoras logo a partir do primeiro tratamento.

P: Tem que se acreditar no Usui Reiki Ryoho para se conseguir o melhor resultado ?

R: Não. Não se trata de um método de tratamento psicológico, hipnótico ou outro tipo de método mental. Não há necessidade de haver consentimento ou admiração. Não interessa se duvida, rejeita ou nega o método. Por exemplo, é eficaz em crianças e em pessoas gravemente doentes que estão praticamente inconscientes. Apenas uma em cada dez pessoas acredita no meu método antes do tratamento. A maioria sente as melhoras após o primeiro tratamento e então acredita nele.

P: O Usui Reiki Ryoho pode curar qualquer doença?

R: Qualquer doença orgânica ou psicológica pode ser curada por este método.

P: O Usui Reiki Ryoho cura apenas as doenças?

R: Não, o Usui Reiki Ryoho faz mais do que isso. Estados mentais como a agonia, a fraqueza, a timidez, a indecisão e o nervosismo podem ser corrigidos bem como qualquer mau hábito. Então pode-se ter uma vida feliz e curar outros tendo em mente Deus ou Buda pois isso torna-se objeto de princípio para o praticante.

P: Como atua o Usui Reiki Ryoho?

R: Este método não me foi dado por ninguém nem eu estudei para conseguir poderes psíquicos de cura. Acidentalmente, percebi de que tinha recebido um poder de cura quando senti o ar de uma forma misteriosa enquanto jejuava. Deste modo é para mim difícil explicá-lo exatamente mesmo sendo eu o fundador. Cientistas e homens inteligentes têm estudado este fenômeno mas a ciência moderna não consegue explicá-lo. Contudo, eu acredito que, naturalmente, virá o dia em que tudo será explicado.

P: O Usui Reiki Ryoho usa algum medicamento ou tem algum efeito secundário?

R: Nunca usa qualquer equipamento médico. Os únicos meios de tratamento são: olhar para a área afetada, respirar-lhe para cima, efetuar ligeiras batidas com as mãos e a imposição das mãos.

P: É necessário possuir conhecimentos de medicina?

R: O meu método encontra-se para além da ciência moderna por isso não é preciso ter-se conhecimentos de medicina. Se a doença for no cérebro, eu trato a cabeça. Se for uma dor de estômago, eu trato o estômago. Se for uma doença de olhos, eu trato os olhos. Não é necessário tomar remédios amargos nem submeter-se a tratamentos de "moxa" quente. Apenas se necessita de algum tempo, não muito, para se olhar, se respirar para, ou, impor as mãos na área afetada. Estas são as razões da originalidade do meu método.

P: Que pensam famosos cientistas médicos do seu método?

R: Eles parecem bastante razoáveis. Os cientistas europeus têm uma atitude muito crítica em relação à medicina. Voltando ao assunto, o Dr. Nagai da universidade médica de Teikoku disse: " como médicos diagnosticamos, registramos e entendemos as doenças mas não sabemos como tratá-las."

O Dr. Kondo disse: não é verdade que a ciência médica tenha tido um grande progresso. A maior falha da ciência médica moderna é não dar importância ao efeito psicológico."

O Dr. Kuga disse: é um fato que a terapia psicológica e outros métodos de cura praticados por pessoas sem treino médico resultam melhor que os tratamentos dos médicos de acordo com o tipo de doença, a personalidade do cliente ou a aplicação do tratamento. Penso também que os médicos que tentam excluir os praticantes dessas curas sem treino médico têm uma visão estreita.

Extraído de Nihon Iji Shinpo (Um jornal da medicina "Japanese Medical News")

É óbvio que médicos, cientistas médicos e farmacêuticos reconhecem os efeitos do meu método e tornam-se alunos.

P: Qual é a reação do governo ?

R: A 6 de Fevereiro de 1922 no comitê do orçamento da Câmara dos Representantes, o Dr. Matsushita pediu a opinião do governo sobre o fato de haver pessoas sem treino médico a tratar clientes com métodos psicológicos ou espirituais. O Sr. Ushio, um delegado do governo disse : "há pouco mais de 10 anos atrás, as pessoas pensavam que a hipnose era resultado do trabalho de duendes de nariz longo, mas nos nossos dias foram feitos estudos e essa é uma técnica aplicada aos doentes mentais. É muito difícil abarcar o intelecto humano apenas com a ciência. Os médicos seguem as instruções da ciência médica para tratar os seus clientes mas a terapia elétrica ou a imposição das mãos não são tratamentos médicos."

Assim, o meu Usui Reiki Ryoho não viola a lei dos Praticantes de Medicina nem o Regulamento de administração do Shin-kyu (tratamento de acupuntura e moxa).

P: As pessoas podem pensar que este tipo de poder é oferecido apenas a algumas pessoas escolhidas e não alcançado pelo treino.

R: Não, isso não é verdade. Cada existência tem poder curativo. Plantas, árvores, animais, peixes e insetos possuem-no mas o ser humano, como senhor da Criação, tem um poder notável. O Usui Reiki Ryoho é a materialização do poder de cura que o ser humano possui.

P: Então qualquer pessoa pode receber o Denju de Usui Reiki Ryoho ?

R: Claro, homem ou mulher, novo ou velho, ignorante ou culto, qualquer pessoa dotada de senso comum pode receber o poder em pouco tempo e pode curar-se a si próprio e aos outros. Eu já ensinei mais 1000 pessoas e todas aprenderam o método. Todos são capazes de curar doenças apenas com o Shoden. Poder-se-ia pensar ser impossível possuir o poder de cura em pouco tempo mas tal é realizável. É uma característica do meu método: curar doenças difíceis com facilidade.

P: Se posso curar os outros, posso curar-me também a mim próprio?

R: Se não podes curar-te, como poderás curar os outros ?

P: Como posso receber o Okuden ?

R: O Okuden inclui Hatsureiho, os métodos de dar ligeiras batidas com as mãos, de pressionar com as mãos, de varrer o campo energético do cliente com as pontas dos dedos, cura à distância, a cura de hábitos (cura mental), etc... Primeiro aprende-se o Shoden e, quando você trouxer (para mim, o professor) bons resultados, se comportar corretamente, honestamente e moralmente, e tiver o entusiasmo (com o Reiki), aí então você será iniciado

P: Existe um nível superior ao Okuden?

R: Sim, existe um nível chamado Shinpiden.

 


A CALIGRAFIA REIKI


Reiki é a energia natural, harmônica e essencial a todo ser vivo. É a dádiva da Luz às criaturas vivas. Reiki é a energia vital (Ki), direcionada e mantida pela Sabedoria Universal (Rei). O ideograma acima é formado por duas letras do alfabeto japonês (kanji) que simbolizam a palavra Reiki.

“Rei” é a Sabedoria Universal, a Fonte Primeira, Deus/Deusa, o Criador, Aquele que È, a Chama, o Buddha, Cristo, Brahma, a Ordem Natural, o Todo, Tupã, a Energia. Cada civilização, cada cultura, em seu tempo e costume, conheceu ou conhece por um nome diferente.

“Ki” significa Energia Vital, em japonês. Os chamam-na de Prana, os chineses de Chi, os egípcios de Ka, os gregos de Pneuma, os judeus de Nefesh, os kahunas da Polinésia chamam-na de Mana, os russos de Bioenergia, os alquimistas de Fluido da Vida e os cristãos de Luz ou Espírito Santo.

O Ideograma representa idéias e segundo o contexto, esses ideogramas podem ter várias leituras:

  • Chuva maravilhosa de energia vital.
  • Chuva maravilhosa que dá vida.
  • A idéia de que algo que vem do cosmo e seu encontro com a terra produzem o milagre da vida.
  • A comunhão de uma energia superior com a terrena, porém que se pertencem mutuamente.
  • Uma energia maravilhosa que está acima das demais e, além disso, está em você e você pertence a ela.

A primeira versão (lado esquerdo) é uma representação mais antiga e original, cuja análise leva a uma compreensão mais profunda do Reiki.

A segunda versão (lado direito) surgiu após uma reforma ortográfica. Esta versão não permite realizar um trabalho profundo de análise, uma vez que não tem os diferentes componentes da versão original e, dessa maneira, a explicação, principalmente da parte superior que se refere ao “Rei”, ou seja, a “espiritual”, já não é reconhecida.

Entretanto, este símbolo também representa uma maneira correta de escrever Reiki, embora contenha poucos componentes para a interpretação. Ambos são corretos no sentido de que através deles se expressa corretamente por escrito a palavra Reiki.

Contudo, para analisar com profundidade o significado do Reiki é melhor usar a versão original, uma vez que ela se presta melhor a um trabalho de interpretação. É importante lembrar que a escrita japonesa baseia-se na chinesa.

Em muitos aspectos a China exerceu durante séculos a função de modelo cultural para o Japão. Por sua parte os japoneses tinham desde os tempos antigos a tendência de incorporar influências de outras culturas e adaptá-las à sua própria forma.

No idioma chinês a palavra Reiki se denomina “Ling Qi”. A primeira referência escrita se encontra em um tratado do filósofo confucionista Mencius, datado aproximadamente de 300 AC. Para entender o que significa exatamente Reiki devemos decompor o símbolo em seus diferentes elementos e considerar suas raízes.


A COR

A cor simbólica do Reiki é o verde que é a cor da cura, assim como do amor; haja visto sua correlação com o chakra cardíaco, responsável pelo nosso amor incondicional e sistema imunológico. Seus ideogramas são feitos em dourado, pois essa é a cor cósmica: Reiki é luz que nos leva de volta à grande luz.


O BAMBU

Da natureza o Reiki tomou como símbolo o bambu que, em sua simplicidade, resistência ao vento (quando enverga), vazio, retidão e perfeição, pode representar, metaforicamente, o funcionamento da energia. O bambu é flexível, apesar de forte; ele reverencia o vento que o toca soprando, ele se dobra à vida mostrando-nos que quanto menos um ser se opuser à realidade da vida, mais resistente se tornará para viver em plenitude. O bambu é forte, servindo para construção de embarcações, móveis e construções, ou seja, todos que receberam o Reiki tendem a ficar fortes e resistentes.Entre um nó e outro o bambu é oco, vazio; como vazio é o espaço entre o céu e a terra, representando os que escolheram ser canais de Reiki, os quais passam a funcionar nesse vazio como verdadeiros “tubos” direcionadores de energia cósmica. A retidão sem igual do bambu, a perfeição do seu projetar-se para o alto, assim como seus nós, os quais simbolizam os diferentes estágios do caminho, simbolizam o objetivo do nosso itinerário interior, o nosso crescimento e a evolução em direção à meta. No Japão, o bambu é uma planta de bons auspícios, ou sorte; pintar o bambu é considerado não só arte como também um exercício espiritual. Em algumas culturas africanas o bambu é um símbolo de alegria, da felicidade de viver sem doenças e preocupações e é interessante observar como essa simbologia tem a ver com os princípios do Reiki. Johnny De’Carli – Reiki Universal


         
2005 - Reiki - Site confeccionado com materiais disponibilizados na internet Design by Eduardo Fonseca