Reiki


Mikao Usui
 História do fundador
Mikao Usui (臼井甕男) nasceu em 15 de agosto de 1865 na aldeia Tanai. Aonde exerceu muitas profissões em sua vida, com altos e baixos, aonde o fez questionar o sentido da vida e buscar o anjin ryomei (estado de absoluto equilíbrio). Ficou três anos no templo zen-budista de Kyoto, realizando práticas de meditação e jejum, porém não conseguiu alcançar os resultados que tanto almejava. O abade responsável pelo templo disse para Mikao Usui que só havia um caminho, a morte.

Em março de 1922, Mikao Usui subiu o monte Kurama (鞍馬山) de jejum, aonde ficou mais de vinte dias na posição Gassho (mãos em prece), com absoluta quietude mental. No último dia de sua interiorização recebeu aquilo que tanto buscava. Neste momento nasce o Reiki dentro de Mikao Usui. Quando tomou consciência estava com uma nova vibração e clareza mental, cheio de luz, disposto e melhor do que nunca. Então interrompeu o jejum, desceu o monte Kurama, retornou ao templo e ao explicar todos os detalhes ao abade, ele confirmou com muita satisfação sua iluminação. Recomendou que Mikao Usui começasse o seu trabalho, ensinando e curando as pessoas e o mundo.

Um mês mais tarde, abril de 1922, Mikao Usui fundou a Usui Reiki Ryoho Gakkai (臼井靈氣療法学会). A associação não era uma comunidade religiosa e sim um local para o Reiki. Levando saúde para cada praticante de uma forma disciplinada. Cada membro da associação deveria cuidar da própria saúde, purificar o coração e trilhar no amor. A URRG cresceu depressa e popularizou após o terrível terremoto de 1923 na região de Tóquio, em Kanto (関東地方). Devido à gravidade desta situação, Usui Sensei atendia pelo menos cinco pacientes ao mesmo tempo, ou grupos inteiros. Outros shihan formados contribuíram nos atendimentos durante meses percorrendo a região. A URRG atendeu centenas de milhares de pessoas. Após o terremoto Usui Sensei viajou por diversos locais no Japão ensinando o Reiki, aonde em uma delas sofreu o derrame cerebral, falecendo em 09 de março de 1926 em Fukuyama (福山市). Deixando dois mil discípulos, formando pessoalmente vinte shihan e quarenta filias da Usui Reiki Ryoho Gakkai. Juzaburo Ushida (Dai Shihan) assumiu o comando da Usui Reiki Ryoho Gakkai. Um ano depois da morte de Usui Sensei uma pedra memorial foi erigida.

por Eduardo F. Fonseca • Outubro, 2015