Reiki


 Todos artigos

Escolhas, dinheiro e o método Reiki.

  •    29/10/2015
  •    Eduardo F. Fonseca
A falta de compreensão sobre esse assunto por grande parte das pessoas, sejam praticantes de Reiki ou não, me levaram a escrever esse artigo, tentando incitar um pouco mais de clareza sobre o tema.

Existem muitos "defensores" do Reiki, aonde as opiniões divergem quando os assuntos envolvem o dinheiro e escolhas. Principalmente por parte daqueles que propagam o Reiki, e não importando quem é o protagonista, a verdade do legado de Mikao Usui Sensei é simples, o Reiki não tem nada a ver com o dinheiro, e sim com as escolhas dos praticantes, estas revelavam as próprias intensões e verdades espirituais.

A humildade é o sentimento que deve permanecer sempre dentro de cada ser humano. Quem aqui é um perfeito sábio? Por isso existem momento que precisamos ter que nos silenciar e aceitar que o próximo esteja compartilhando, seja em palavras elevadas ou em nobres ações. Em outros momentos é necessário expressar, a mente humana é uma poderosa força tanto para o negativo quanto o positivo. Por isso hoje mesmo comece essa reforma íntima, é sua responsabilidade, quanto melhor for a sua transformação, maior também será a sua recompensa.
mensagem final
Continuar lendo


Reiki Ocidental e Oriental.

  •    29/10/2015
  •    Eduardo F. Fonseca
De acordo com o sistema, escola e/ou professor podemos encontrar algumas diferenças, mais estas não determinam suas qualidades, depende muito de quem ensina, já que o mesmo tem o livre arbítrio de sua própria forma de ensinar.

Estarei aqui citando algumas diferenças entre o Reiki ocidental e o Reiki oriental japonês. E não estou dizendo que o método oriental é melhor que o ocidental e nem vice-versa. Afinal tudo depende da abertura do próprio coração.

Tudo que aprende e recebe, deve levar em frente, a outros no momento certo, a fim de que o trabalho não cesse sobre a sua responsabilidade. No trabalho está a redenção, e no amor, a verdadeira razão de vossas vidas! ...
mensagem final
Continuar lendo


Tempo para vivenciar o Reiki.

  •    30/10/2015
  •    Eduardo F. Fonseca
Atualmente existem diferentes níveis ensinados, variando seu número de acordo com o sistema e/ou escola. Em grande parte, no ocidente o Reiki é ensinado em três níveis distintos, existindo um suplementar para quem pretenda vir a ensinar. Existindo variações no ensino de acordo com o professor ou "mestres" (termo utilizado no ocidente). Os intervalos entre os níveis também variam.

Daqueles que estão em busca da realização do curso de Reiki entendo a pressa. Sempre desejando que as coisas ocorram com maior rapidez. Mais como apressar algo que não pode ser apressado. Veja o exemplo da vida que nos antecede, quanto tempo é necessário para uma árvore frutífera crescer e dar frutos? O curso de Reiki começa neste ponto, deixando claro sobre a sintonia e o trabalho interior. Quando tempo é necessário para cura mental/espiritual? Quanto tempo é necessário para vencer a si mesmo? Quanto tempo é necessário para compreender o nível cursado do Reiki? Em sua paz mental, ouvindo o seu coração vai saber a resposta para essas perguntas.

Cultive a paciência para que outros possam dela beneficiar-se, pois sua calma e tranquilidade serão sempre um exemplo. Trabalhe com humildade, procurando unificar os corações num congraçamento de Amor, levando-os aos necessitados o auxílio de que tanto carecem.
mensagem final
Continuar lendo


Como atua a energia Reiki.

  •    04/11/2015
  •    Eduardo F. Fonseca
Agora o que a ciência e a medicina convencional não pode negar são os resultados dos diversos tipos de tratamentos vibracionais que ocorrem a longa data. E não estou aqui dizendo que a pessoa enferma deva abandonar a medicina convencional para receber apenas o tratamento complementar. Uma atua no corpo físico e a outra atua no corpo não físico que os resultados surgem no corpo físico, são princípios diferentes. Enquanto existir defensores e divisões em "nosso" planeta todos perdem, precisamos caminhar juntos como uma grande e única família que somos.

Deixando de lado essa energia do inconsciente coletivo, todos os praticantes de Reiki recebem solicitações de problemas diversos, como por exemplo: Gostaria de receber Reiki para arrumar um emprego!; Quero emagrecer!; Poderia enviar Reiki para tal pessoa largar o vício!; Tenho um familiar hospitalizado!. Exemplos não vão faltar, mais afinal como atua a energia Reiki.

O contato com a natureza pura, contém também a força protetora que envolve o vosso ser. Eliminando vibrações negativas e acentuando a luz íntima. Essa é a pratica natural do amor e desprendimento que nos levam a uma existência mais evoluída.
mensagem final
Continuar lendo


Hawayo Takata e os 22 professores.

  •    19/12/2015
  •    Eduardo F. Fonseca
Se hoje aprendemos Reiki no ocidente é graças a Takata, e é claro seus antecessores. E com a gratidão no coração resolvi escrever este artigo falando um pouco desse trilhar de mais de quarenta anos de pratica e ensino.

Graças aos esforços de Hawayo Takata o Reiki expandiu no ocidente, depois do Havaí em vários locais dos Estados Unidos, Canadá e Europa. Lembramos aqui como deveria ser dificultoso ensinar um método japonês após o período de guerra.

Muitas enfermidades no corpo humano são causadas pelo enfraquecimento do próprio espírito. No trabalho maior a luz se faz presente, dando força e a coragem para combater os estigmas negativos. A ociosidade torna-se uma grave doença quando não é combatida a tempo.
mensagem final
Continuar lendo


Chujiro Hayashi.

  •    05/01/2016
  •    Eduardo F. Fonseca
Graças ao mestre Chujiro Hayashi o Reiki chegou até nós aqui no ocidente. Hayashi ensinou Hawayo Takata e desta forma o Reiki "saiu do Japão". Mais os méritos não são apenas por compartilhar este maravilhoso método/sistema autorizando Takata a ensinar no ocidente, mais por enriquecer com seu vasto conhecimento o Reiki-ho.

Chujiro Hayashi foi um dos discípulos de Usui Sensei, avançando rapidamente nos níveis do Reiki, concluindo o grau de shihan em 1925. Hayashi agregou sua metodologia nos cursos de Reiki em que ministrava sem perder os elementos espirituais. Por causa de sua formação médica, Usui Sensei recomendou que fundasse sua própria associação por causa das exigências legais, tendo melhores condições de difundir o Reiki.

Todo trabalho realizado com AMOR e DESVELO reabre as portas da conquista e da felicidade.
mensagem final
Continuar lendo


Sintonização / Iniciação / Reiju.

  •    25/01/2016
  •    Eduardo F. Fonseca
Para a pessoa tornar-se um canal de energia do Reiki é necessário passar por um processo de "sintonização ou iniciação" (termos utilizados amplamente no ocidente, mais não são os únicos).

Hoje as sintonizações não são iguais daquelas que Mikao Usui Sensei ministrava, tal processo sofreu alterações ao longo do tempo. Existem diferentes propósitos, procedimentos, duração e número de vezes de acordo com o sistema, escola e/ou professor. Mais estas não determinam suas qualidades.

A humanidade precisa do trabalho de todos, reagindo conscientemente, resolvendo os problemas que surgem com discernimento e calor humano. Aprendendo a conviver nas igualdades e nas diferenças, seguindo com amor, paz e desvelo.
mensagem final
Continuar lendo


Lições do bambu.

  •    21/05/2016
  •    Eduardo F. Fonseca
Na cultura japonesa a natureza tem um importante significado e relacionamento, essa ligação simples e natural traz a harmonia universal em cada estação do ano. Como por exemplo as flores de cerejeira (sakura) que permanecem alguns dias representando a fragilidade da vida, nascimento e a velocidade das mudanças cuja lição é velar adequadamente cada momento; O pinheiro negro (kuromatsu) representando a figura masculina, o guerreiro, o símbolo da longevidade; clêmatis (fuji) simbolizando a fidelidade, fortuna e vida longa; A íris (hanashobu) significado de poder e felicidade; O Salgueiro (yanagui) relacionado com à misericórdia divina; A orquídea (ran) representando a filosofia; A lótus (hassu) representado a perfeição espiritual; O girassol (himawari) representando a adoração; O bambu (take) representando superação, lealdade, flexibilidade e crescer com força. Exemplos são muitos dessa ligação com os elementos naturais.

Entre esses elementos um se destaca aos praticantes de Reiki por causa da simbologia ser pertinente aos princípios do Reiki, o bambu (take 竹). Além disso as lições do bambu estendem-se aos praticantes de Reiki por serem um canal, que no vazio (paz interior, quietude mental) podem deixar fluir a energia salutar do Reiki. Estado de paz interior, livre do ego e coração cheio de amor.

O bambu que se curva é mais forte que o carvalho que resiste.
Provérbio japonês
Continuar lendo


Consentimento para receber o Reiki.

  •    12/09/2016
  •    Eduardo F. Fonseca
Em algum momento o praticante de Reiki vai se deparar com casos aonde não vai ser possível ter a permissão da pessoa para realizar o tratamento com o Reiki, podendo ser para os tratamentos presenciais ou o mais comum para os tratamentos a distância.

Nos tratamentos presenciais o praticante de Reiki pode conferir esta situação nos casos de pessoas enfermas impossibilitadas de comunicação, como por exemplo coma ou outros casos que ficam com a consciência comprometida. Nos tratamentos a distância o praticante de Reiki pode conferir esta situação ao receber solicitações para terceiros por familiares ou pessoas próximas da mesma.

A gente tropeça nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga.
Provérbio japonês
Continuar lendo


Reiki em ascensão em instituições médicas.

  •    14/11/2016
  •    Eduardo F. Fonseca
Muitas pessoas estão buscando tratamentos complementares, entre esses o método Reiki. Não somente as pessoas mais a aceitação estende-se a clínicas e hospitais em diversos países.

Aceitação de Reiki em hospitais vem pela facilidade de incorporação no cenário clínico, já que o Reiki não requer nenhum aparato tecnológico ou instrumentos, além do que muitos praticantes oferecem seus serviços voluntariamente. Uma ótima maneira de melhorar o atendimento ao paciente reduzindo custos.

Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Continuar lendo


Reiki é uma religião?

  •    29/11/2016
  •    Eduardo F. Fonseca
Essa é uma pergunta comum por parte daqueles que desconhecem a terapia Reiki, mais não exclusiva porque a confusão é grande nas diversas terapias complementares e integrativas.

Reiki não é uma instituição ou organização religiosa e sim um sistema natural de harmonização e reposição energética. Também não é necessário que acreditemos nele para que faça efeito. O Reiki adapta-se a qualquer cultura, credo ou raça. Não utiliza quaisquer instrumentos auxiliares. Inclusive os praticantes conservam suas crenças e religiões.

A nossa tarefa não é buscar o amor, mas simplesmente achar as barreiras que construímos dentro de nós e que nos impedem de permitir o amor fluir.
Rumi
Continuar lendo


Qualidade do Reiki e a importância de ser um canal limpo.

  •    17/01/2017
  •    Eduardo F. Fonseca
Nesse artigo vamos elucidar a questão da importância de ser um canal limpo para que o Reiki flua adequadamente. Mais antes gostaria de deixar claro que o Reiki é mais do que um método terapêutico, é um caminho para ascensão. Desde que o praticante faça a sua parte avançando espiritualmente, vencendo a si mesmo.

Quando falamos "melhorar a qualidade do Reiki" é no sentido de melhorar como canais desta eficiente e já pura energia. O primeiro passo para isso é analisar a ansiedade de realizar cursos sobre cursos. O que é melhor aprender vários cursos de uma forma rápida ou aprender bem um por vez, vivenciando cada estágio, dando o valioso tempo para trabalhar e vencer os maus hábitos e desequilíbrios vibracionais? Não podemos apressar o que não pode ser apressado, teoria e pratica precisam caminhar de mãos dadas. Lembre-se do importante trabalho interior para abertura e compreensão do Reiki.

Começai hoje mesmo a vos modificar, pois quanto melhor for a vossa transformação, maior também será a recompensa. Luz e Paz.
mensagem final
Continuar lendo



É proibida a reprodução total ou parcial dos artigos sem autorização expressa do autor.