Reiki


 Artigo.

Sintonização / Iniciação / Reiju / Denju.

  •    25/01/2016
  •    Eduardo F. Fonseca
Para a pessoa tornar-se um canal de energia do Reiki é necessário passar por um processo de "sintonização ou iniciação" (termos utilizados amplamente no ocidente, mais não são os únicos). Hawayo Takata que abriu as portas para o Reiki chegar no ocidente usou o termo de "iniciação", porem por ser um termo muito padrão dentro do esoterismo ficou em desuso.

Em várias situações faltam palavras mais apropriadas, principalmente quando os assuntos estão além do físico. Em uma simples pesquisa no dicionário Michaelis:

Sintonização: Ato ou efeito de sintonizar... Sintonizar: Tornar sintônico, ajustar...
Iniciação: Ato ou efeito de iniciar ou iniciar-se...

Porem ambas são incompletas para descrever o processo dentro do Reiki-ho.

Outro termo ligado a este assunto é empoderamento energético. Esse termo pode ser proveniente de um conceito esotérico dentro do budismo japonês aonde o indivíduo recebe uma "permissão espiritual". Já no ocidente esse termo tem outra colocação, aonde o indivíduo trabalha em si para evoluir, abrindo os olhos para sua reforma íntima. Tornando-se mais consciente dos seus valores morais.

Na Usui Reiki Ryoho Gakkai um dos termos utilizados é Reiju 霊授 (pronúncia: "reijyu"). Reiju significa literalmente "conceder a alma". Também no sentido de "entregar, dar, conferir, partilhar, instruir, abençoar...". Além desse sentido existe outro dependendo de qual kanji utilizar para escrever "Ju" (受) que também sugere em "receber, aceitar...". Analisando seu amplo sentido o conceito consiste em "dar e receber" e/ou "antes de receber deve cortar/esvaziar/abrir".

Tradicionalmente os discípulos recebiam os Reiju nos encontros regulares chamados Reiju Kai, nesses encontros existiam as recitações dos poemas do imperador Meiji e do Gokai, treinavam algumas técnicas e trocavam experiências.

Outro termo utilizado é Denju 伝授. Um ritual de transmissão e/ou capacitação. Dentro do budismo esotérico são vistos como fundamentais para o desenvolvimento espiritual do discípulo.

Dentro do Reiki e concluindo, o praticante pode receber do shihan uma sintonização ligando o indivíduo permanentemente à energia do Reiki, no caso um Denju 伝授 ou o praticante pode receber do shihan um empoderamento ajudando a fortalecer a ligação do praticante com a fonte de energia e elevação da consciência, no caso um Reiju 霊授.

O Reiki-ho era um sistema para elevação espiritual que também continha o elemento terapêutico. O objetivo da sintonização não era apenas para "transmitir a habilidade de ser um canal de cura", mais partilhar um presente, uma bênção, elevadas qualidades espirituais. A partilha sempre é realizada frente a frente, de coração 心 para o coração 心, de professor para aluno.

Hoje as sintonizações não são iguais daquelas que Mikao Usui Sensei ministrava, tal processo sofreu alterações ao longo do tempo. Existem diferentes propósitos, procedimentos, duração e número de vezes de acordo com o sistema, escola e/ou professor. Mais estas não determinam suas qualidades.

Atualmente a sintonização dentro do Reiki e pela perspectiva espiritual é basicamente o processo aonde o professor (como veículo) "abre" o canal e adequam os centros energéticos do aluno/discípulo tornando-o apto. Neste momento é concedido a energia superior do Reiki, ajudando o aluno/discípulo ir em direção ao Amor que é seu estado natural.

Como não existem padrões na forma de ensino, regularidade e ainda mais que as técnicas e procedimentos, ou seja, o lado terapêutico esteja sobressaindo o fator espiritual, os esforços pessoais dos praticantes de Reiki devem ser maiores. Convenhamos o método é simples, não existe a necessidade de complicação, porém, se o praticante pensa que ao receber o Reiju/Sintonização seja o suficiente para compreender o legado de Usui Sensei está enganado, é necessário tempo para vivenciar.

Esta conexão com a egrégora do Reiki nos permite trabalhar naquilo que precisamos se assim desejar para elevação. Tudo de uma forma gradual e sempre no momento certo. O canal torna-se mais intenso e puro na medida em que o praticante vence a si mesmo.

Notando ou não, o praticante de Reiki recebe uma concessão para manifestar o sagrado durante a Sintonização. Ir de encontro com o Amor Maior depende apenas de cada um e se for sua escolha integrar o Gokai na vida diária.

A humanidade precisa do trabalho de todos, reagindo conscientemente, resolvendo os problemas que surgem com discernimento e calor humano. Aprendendo a conviver nas igualdades e nas diferenças, seguindo com amor, paz e desvelo.
mensagem final


Todos os artigos