Reiki


 Artigo.

Reiki e o crescimento espiritual

  •    23/12/2019
  •    Eduardo F. Fonseca
Temos a tendência de ouvir o que desejamos ouvir de acordo com o condicionamento e capacidade de entendimento. Além disso, nem sempre durante o curso rápido de Reiki o futuro praticante prestará atenção quando o shihan (professor) transmite a importância do lado disciplinar que nos leva de encontro com a espiritualidade, que para algumas pessoas é um assunto polêmico por causa das crenças e resistências. Se a pessoa acha que o Reiki foi criado para tratar apenas males do físico está com a visão muito limitada, trata-se de um caminho de crescimento espiritual levando a cura integral.

No Reiki ocidental foi propagado que "a energia é inteligente", não no sentido de atributos intelectuais e sim que a mesma atua na causa geradora do desequilíbrio. Só porque isso ocorre não significa que o praticante não tem responsabilidades como canal. Encontramos isso na quarta regra de conduta “Gyo o hage me” que significa: cumpra o seu dever, no sentido de fazer a coisa certa.

Se o Reiki for utilizado apenas como uma técnica de cura terapêutica sem os processos de crescimento, estará limitando a cura ao físico alterando o conceito "Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho" criado pelo fundador do Reiki Mikao Usui para denominar o poder que sentia dentro de si que significa "Método de cura de Usui, por meio da energia espiritual, para curar o corpo e o espírito". Se dividirmos o corpo do espírito estaremos vendo partes restritas de uma unidade atual necessária. A saúde, a doença e o equilíbrio possuem ressonâncias em diversos níveis ao mesmo tempo.

E quando é falado em cura e crescimento espiritual podemos então pensar que Reiki é uma religião, mais um grande equívoco por parte daqueles que desconhecem o método. Desde quando o crescimento espiritual ou cura espiritual só estão incluídos nas instituições religiosas, esse é um legado universalista para humanidade.

O caminho seguro do crescimento vai em direção a harmonia e integração do amor junto aos mais diversos estudos. Ficando a critério de cada indivíduo percorrê-lo ou resistir e cair nas diversas ilusões, continuando sua imaturidade espiritual. A ociosidade torna-se uma doença "incurável", quando não é combatida a tempo.

Usui Sensei disse: "Quando nossa alma se encontra no caminho saudável da integridade e da retidão de caráter, o corpo se cura sozinho. Desse modo, alma e corpo se unem e a pessoa vive sua vida até o fim em paz e alegria."

Essa frase nos convida ao discernimento, trabalho, colaboração, estudo e humilde partilha. Em nosso caminho estão os elementos que servem para o despertar. Cada um tem uma parcela de responsabilidade na evolução e renovação. Hoje mesmo podemos organizar a nossa vida, seguindo e perseverando na trilha depurativa escolhida tão sabiamente. Pois quanto melhor for a vossa transformação, maior também será a sua recompensa.

"O homem é o ser mais evoluído do planeta e deveria viver de acordo com isso"
Hayashi Sensei


Todos os artigos