Reiki


 Artigo.

Reiki em ascensão em instituições médicas.

  •    14/11/2016
  •    Eduardo F. Fonseca
Muitas pessoas estão buscando tratamentos complementares, entre esses o método Reiki. Não somente as pessoas mais a aceitação estende-se a clínicas e hospitais em diversos países.

Aceitação de Reiki em hospitais vem pela facilidade de incorporação no cenário clínico, já que o Reiki não requer nenhum aparato tecnológico ou instrumentos, além do que muitos praticantes oferecem seus serviços voluntariamente. Uma ótima maneira de melhorar o atendimento ao paciente reduzindo custos. Outros pontos positivos da terapia Reiki são:

- Sem efeitos colaterais;
- Sem vínculos a qualquer religião ou crenças;
- Como é complementar não interfere aos tratamentos e medicamentos;
- O paciente não precisa acreditar no Reiki, ter fé ou receber sugestões;
- A sessão é rápida e simples, podendo ser realizadas em qualquer lugar;
- Não é invasiva, não causa constrangimento, nem mesmo é necessário tocar o paciente;
- Melhora a qualidade de vida.

O terapeuta de Reiki em hipótese nenhuma emite diagnósticos ou opina no tratamento médico e uso de medicamentos, existe um código de ética ensinado nos cursos, Usui Reiki Ryoho não utiliza o mesmo princípio da ciência médica. Esse é mais um ponto positivo para integração nas clínicas e hospitais.

Como o método Reiki surgiu em abril de 1922 existem muitos adeptos, inclusive dentro das instituições médicas. Nesse cenário clínico enfermeiros e médicos constataram que:

- Melhora no sono do paciente e seu apetite;
- Reduziu a dor;
- Reduziu a náusea e fadiga;
- Melhora nas condições de ansiedade;
- Reduziu o estresse;
- Contribui na recuperação pós-operatória;
- Melhora a atitude mental e cooperação;
- Reduz os efeitos negativos da medicação;
- Melhor funcionamento do sistema imunológico;
- Acelera o processo de cicatrização;
- Acelera a eliminação de toxinas.

Esses benefícios acima foram citados por médicos e enfermeiros de alguns hospitais dentro de diversos setores aonde as portas para o Reiki foram abertas, principalmente nos Estados Unidos aonde a terapia complementar é mais integrada. Pesquisas são importantes por parte de profissionais da saúde. Fora do âmbito hospitalar sabemos os efeitos positivos do Reiki. Essas investigações dentro do cenário clínico precisam avançar por parte dos profissionais da saúde, obtendo quantificáveis dados sobre os benefícios do Reiki em pacientes com condições diversas.

Não podemos limitar o Reiki apenas aos pacientes, são muitos benefícios para os profissionais da saúde, entre eles o alívio do estresse é quase imediato em uma simples e rápida sessão.

Um número crescente de profissionais médicos estão reconhecendo os benefícios do Reiki, porem a falta de regulamentação da terapia Reiki em um ambiente hospitalar dificulta uma maior aceitação.

Não é novidade que para cura envolve mais do que procedimentos e medicações. As terapias complementares têm beneficiado pacientes e profissionais da saúde. As instituições médicas estão descobrindo essas terapias como uma importante "ferramenta" para elevar os serviços vitais que prestam aos pacientes com menor tempo de recuperação. Tudo isso está bem divulgado na internet, inclusive existem websites com listas de hospitais e clínicas que oferecem a terapia Reiki. Mais do que listas existem depoimentos, estatísticas, metodologia, entre outras informações. Um deles é o www.centerforreikiresearch.org.

Em contato com João Magalhães mestre de Reiki e presidente da Associação Portuguesa de Reiki nos informou que os hospitais que utilizam a terapia Reiki são: Hospital do Fundão (consultas de Reiki), Hospital São João (consultas para leucemia e linfoma), Hospital São Sebastião (projeto oncologia) e Hospital de Faro (projeto oncologia).

No Brasil temos conhecimento que a terapia Reiki foi utilizada ou ainda é nos hospitais: Hospital de Base - DF, Hospital Santa Isabel - BA, Hospital Público do Mandaqui - SP, Hospital Sírio Libanês - SP, Hospital Albert Einstein - SP e Hospital São Paulo.

Confira algumas matérias:
- Hospital de Base - DF
- Hospital Santa Isabel - BA
- Hospital Público do Mandaqui - SP
- Hospital de Joinville - SC
- Hospital São João - Portugal
- Hospital do Fundão - Portugal
- Hospital do Câncer - Bolívia
- Hospital Alejandro Otero - Porto Rico
- Hospital de Madrid
- Hospital Ramón y Cajal - Madrid - Espanha
- Hospital Oncológico de Terrassa - Barcelona
- Hospital da Alemanha
- Pesquisa sobre o Reiki na UNIFESP


Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês


Todos os artigos